Sabores Do Vinho

Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on Twitter

O sabor do vinho é construído através do contato da bebida com vários dos nossos sentidos: o paladar, que é ativado no contato da bebida com as papilas gustativas; o olfato, que aguça o sabor da bebida com os aromas que pertencem a cada tipo de vinho; e a visão, que nos permite criar uma expectativa daquela taça que estamos prestes a saborear.
Por isso, ao provar uma taça de vinho, devemos estar prontos para usar todos estes artifícios para aprender identificar e diferenciar os tipos de vinho e safras que estão disponíveis no mercado dessa bebida tão apaixonante.
Vamos falar sobre tipos de vinho e características ao sabor, aroma e visual de cada tipo.


Classificação Do Vinho

O vinho é uma bebida muito sofisticada e que apresenta várias características que ajudam definir o seu sabor, aroma, coloração, produção, tipo de uva e até gradação alcoólica. Por isso, é possível classificar cada vinho de diferentes maneiras. Ao escolher um vinho para servir em uma refeição, ou para saborear com amigos, é interessante conhecer essas informações, optando por aquela bebida que mais agrada o seu estilo de paladar.

Classe Do Vinho

A classe do vinho ajuda a definir a graduação alcoólica e o estilo da bebida que você vai consumir. Você pode verificar essa informação no rótulo da bebida ou em, alguns casos, observando aspectos específicos da sua composição ao ser servido em uma taça.

  • Vinhos De Mesa: Graduação alcoólica de 10 a 13°, podendo variar entre finos, nobres, especiais, comuns, frisantes ou gaseificados;
  • Vinhos Leves: Graduação alcoólica de 7 a 9,9°;
  • Champagne: Espumante e com graduação alcoólica de 14 a 18°;
  • Vinhos Compostos: Preparados com a adição produtos de origem animal, vegetal, óleos ou outros ingredientes, com graduação alcoólica de 15 a 18°;
  • Vinhos Licorosos: Vinho com aspecto de licor, com graduação alcoólica de 15 a 18°.

Cores Do Vinho

A cor de um vinho pode ter relação com o tipo de uva utilizada para a sua preparação, assim como com o seu processo de fermentação. Três colorações de vinho pode ser encontradas para consumo.

  • Vinho Tinto: Elaborado a partir de uvas de coloração avermelhada ou roxa. É o tipo mais comercializado dessa bebida em todo o mundo.
  • Vinho Branco: Elaborado a partir da fermentação de uvas brancas ou escuras, porém sem o uso da casca.
  • Vinho Rosé: Elaborado a partir de uvas escuras, porém que liberam pouca coloração ao processo de fermentação. Podem também ser um blend de uma preparação tinta e outra branca, resultando na coloração rosa suave.

Teor de Açúcar

O teor de açúcar de um vinho permite classificar a bebida de acordo com uma das múltiplas facetas do seu sabor, já que a acidez, o amargor e o aroma do vinho também podem influenciar na sua percepção ao consumir essa bebida.

  • Vinho Seco (ou Brut): Preparado com até 5g de açúcar a cada litro da bebida.
  • Vinho Suave: Preparado com mais de 20g de açúcar a cada litro da bebida.
  • Vinho Demi-sec: Preparado com 5 a 20g de açúcar a cada litro da bebida.

Exemplos De Vinhos E Suas Classificações: Depois de aprender um pouco sobre as características

Deixe uma resposta

Optimization WordPress Plugins & Solutions by W3 EDGE