A História do Rock in Rio

Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on Twitter

Rock In Rio é um festival de música idealizado pelo empresário Roberto Medina, realizado pela primeira vez no ano de 1985 no Rio de Janeiro. Após a sua criação, foi reconhecido como o maior festival de música do planeta. No ano de 2004 tornou-se um evento de repercussão mundial onde teve a primeira edição fora do Brasil em Lisboa Portugal.

O Rock In Rio teve 17 edições, sendo seis no Brasil, sete em Portugal, três na Espanha e um nos Estados Unidos. Vamos contar aqui um pouquinho sobre cada uma delas

 

 A Primeira Edição 1985

A primeira edição do Rock In Rio pela ocorreu entre 11 e 20 de janeiros de 1985 na cidade do Rio de Janeiro em uma área especialmente construída para receber o evento: um terreno de 250 mil metros quadrado na Barra da Tijuca que ficou conhecido como a “Cidade do Rock”. Essa estrutura contava com o maior palco do mundo, possuindo cinco mil metros quadrados e uma infraestrutura para atender 1,5 milhões de pessoas.
A programação da primeira edição do festival contou com Scorpions, Rod Stewart, AC/DC, Ozzy Osbourne e Queen sob o comando de Freddie Mercury, entre outros artistas.

 

O Regresso 1991 a 2001

Em 1991, o Maracanã, maior estádio do mundo da época, foi escolhido para sediar a segunda edição do festival. O evento contou com um público de 700 mil pessoas e uma seleção única de artistas que colocou essa galera para pular durante 9 dias de festa. Foram instalados 3.000 pontos de iluminação brilhante, entre eles 480 faróis de avião estrategicamente posicionado no telhado.

O Rock in Rio 1991 trouxe pela primeira vez a visita do Guns N ‘Roses no Brasil, fazendo dois shows históricos. Prince e George Michael receberam muitos elogios da crítica com apresentações impecáveis. Santana contou com participação especiais de Djavan e Gilberto Gil. O line-up ainda teve INXS, Joe Cocker, Megadeth, Titãs, Engenheiros do Hawaii e entre outros.

Novamente o festival deixou a sua marca na cidade e na história da música.

Em 2001 foi construída uma nova Cidade do Rock em Jacarepaguá com capacidade de 250 mil pessoas por dia. Já nessa nova Cidade do Rock, ocorreu o terceiro Rock in Rio contando com muitas novidades, entre elas o “Por um Mundo Melhor”, o início de um projeto que passaria a fazer parte do conceito do festival com o intuito de dividir espaço com discussões sobre questões socioambientais.

O line-up marcou o retorno de Iron Maiden e Guns N’Roses e ainda trouxe Foo Fighters, Neil Young, Queens of The Stone Age, Oasis. Mantendo a diversidade musical teve seu dia dedicado ao Pop com Britney Spears, N’Sync e vários outros. Entre os brasileiros artistas como Cassia Eller, Capital Inicial e Kid Abelha. Também surgiram palcos especiais para o som mais étnico e novidades da música brasileira.

O festival se encerrou com recorde de público de 250.000 pessoas ao som de Red Hot Chili Pepper.

 

Rock In Rio Internacional 2004 a 2010

No ano de 2004 ocorreu a primeira edição do Rock In Rio Lisboa, na cidade de Lisboa em Portugal, no Parque da Bela Vista com 200 mil metros quadrados, além de várias tendas alternativas. O evento foi um sucesso, contando com a participação de 70 artistas, recebendo mais de 385 mil espectadores.

Foi Paul McCartney que abriu a festa. A lista de grandes nomes da música internacional que tocou durante os seis dias de evento teve Metallica, Peter Gabriel, Alicia Keys, Black Eyed Peas, Britney Spears, Foo Fighters e Kings Of Leon, só para citar alguns. O Brasil marcou presença com artistas como Gilberto Gil e Sepultura. Claro que a música portuguesa também teve seu espaço e nomes importantes como Xutos e Pontapés, Rui Veloso e João Pedro Pais subiram ao palco.

No ano de 2006 foi realizado o segundo Rock In Rio Lisboa no mesmo local, ocorrendo entre maio e junho, com tendas melhores e um novo palco, o Hot Stage. Estavam lá nomes do calibre de Guns N’ Roses, Jamiroquai, Kasabian, Roger Waters, Santana, Shakira, Sting, além de artistas com forte identidade com a música eletrônica, como David Guetta, Groove Armada e Carl Cox. Jota Quest, Marcelo D2, Pitty e Ivete Sangalo representaram o Brasil em terras lusitanas.

A terceira edição do Rock In Rio Lisboa ocorreu entre maio e junho de 2008, No mesmo ano foi realizado o Rock In Rio Madrid, ocorrendo de 4 a 6 de julho na Espanha, na cidade de Arganda Del Rey, Madrid. No palco contou com nomes como Metallica, Bon Jovi, Linkin Park e Amy Winehouse. Durante cinco dias milhares de fãs de todas as idades reforçaram o Rock in Rio como um festival para todos.

Em 2010, na quarta passagem do Rock in Rio por solo português, o festival armou um verdadeiro parque de diversões da música. Estavam lá as marcas registradas: a diversidade musical em um line-up forte, com Elton John, Rammstein, John Mayer, Snow Patrol, Motörhead e Megadeth.

 

 Rock In Rio Las Vegas 2015

Em maio do ano de 2015 surge a primeira edição nos estados Unidos com 170 mil espectadores em quatro dia de festival na cidade de Las Vegas. O line-up contou com nomes como Taylor Swift (que fez uma jam com Ed Sheeran), Bruno Mars, Metallica, Linkin Park, No Doubt, John Legend, Jessie J, Foster The People e muito mais em dois finais de semanas lindos.

 

A Volta ao Rio 2011 – 2019

Em 2011 tivemos a volta do festival no Brasil, gerando tanta expectativa que os 700 mil ingressos disponíveis esgotaram em quatro dias. Esse fenômeno também foi refletido na internet, em que 180 milhões de pessoas foram impactadas pelas redes sociais do festival, que cravou um novo recorde de audiência no YouTube, se tornando o festival com maior plataforma digital. Depois de tanto tempo todo mundo tinha certeza que algo especial iria acontecer. E acertaram.

Como previsto, o festival foi cheio de momentos memoráveis. Em um deles Stevie Wonder emocionou o público ao cantar “Garota de Ipanema”, com a filha, Aisha Morris.

Em 2015 ocorreu a sexta edição no Brasil em setembro. Neste ano foram comemorados 30 anos do festival com a volta do Queen como grande atração, contando com a participação de Adam Lambert substituindo o lendário Fred Mercury. Essa grande atração foi muito especial, pois Queen teve sua participação na primeira edição em 1985.

A prefeitura do Rio de Janeiro acertou a realização de mais duas edições do festival em 2017 em setembro e 2019.

Deixe uma resposta

Optimization WordPress Plugins & Solutions by W3 EDGE