O Rock And Roll

Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on Twitter

Rock And Roll surgiu nos Estados Unidos na década de 50. Um gênero musical inovador e diferenciado que ocorreu na música, o Rock unia um ritmo marcante, com a música negra o Soul e o Country. As características mais importantes do Rock é o acompanhamento de guitarra elétrica, bateria e baixo. Suas letras simples e seu ritmo dançante, rapidamente se tornou uma paixão global. A primeira aparição desse gênero musical foi em um programa de rádio no Estado de Ohio (EUA), no ano de 1951.

Nos primórdios do Rock, também se utilizava frequentemente o piano ou o saxofone como instrumentos bases, mas foram substituídos ou suplantados pela guitarra a partir dos anos 50.

A batida é essencialmente um Blues com Country com contratempo acentuado.

O Rock dos anos 50 – Nascimento

Desde o seu início nos anos 50, o rock conquistou a simpatia dos jovens, que se identificavam com o estilo rebelde dos cantores e bandas, e se espalhou pelo mundo em pouco tempo. No ano de 1954 Bill Haley lança o grande sucesso Shake, Rattle And Roll, em 1955 surge o Rei do Rock Elvis Presley, com a união de diversos ritmos como o Country e o Blues. Elvis Presley foi o roqueiro de maior sucesso mundial, lançou o disco em 1956 Heartbreaker Hotel atingindo vendas extraordinárias. Outros roqueiros desta década que fizeram sucesso foram Chuck Berry e Little Richard.

O Rock dos Anos 60 – Transgressão e Rebeldia

A década de 60 foi marcada a entrada mundial o maior sucesso de todos os tempos: The Beatles, os quatro jovens de Liverpool que estouram nas paradas da Europa e Estados Unidos com a música Love Me Do. Em 1962, os Beatles ganharam o mundo e até hoje suas músicas ficaram marcadas na memória e continuam conquistando jovens.

Os Anos Rebeldes ocorram nessa mesma década, com grandes movimentos pacifistas e manifestações contra guerra do Vietnã. Outro grupo Inglês começa fazer sucesso: Rolling Stones. O Rock ganha caráter politico de contestação nas letras de Bob Dylan.

Em 1969 o Festival Woodstock torna-se símbolo deste período sob o lema Paz e Amor, com meio milhão de jovens compareceram no concerto que contou com a presença de Jimi Hendrix e Janis Joplin.

Algumas bandas de Rock que fizeram sucesso na época foram The Mamas & The Papas, Animals, The Who, Jefferson Airplane, Pink Floid, The Beatles, Rolling Stones, The Doors e outras.

O Rock nos Anos 70

O Rock dos anos 70 ganha uma cara mais popular com a massificação da música e o surgimento do Vídeo Clipe, além de ganhar uma batida mais pesada. Nos anos 70 quem ganha a vez foram as bandas como Led Zeppelin, Black Sabbath e Deep Purple.

Por outro lado, com a aparição de uma batida dançante que toma conta das pistas de dança mundial. A Dance Music desponta com os sucessos de Frank Zappa, Creedence Clearwater, Capitain Beefheart, Neil Young, Elton John, Brian Ferry, David Bowie e outros.

O Rock nos Anos 80

Nos anos 80 tem um pouco de tudo no Rock, foi marcada pela convivência de vários estilos de Rock. O New Wave com ritmo dançante das bandas Talking Heads, The Clash, The Smith, The Police e outras.

Nos anos 80 surge a emissora de TV MTV, dedicada a mostrar vídeos Clipes de bandas e cantores na época, onde impulsionou o Rock.

A banda irlandesa U2 começa a fazer sucesso com letras de protesto e com forte caráter político, seguindo o pop dançante de Michael Jackson e Madonna.

O Rock nos Anos 90

A década dos anos 90 marcada com fusões de ritmos diferentes e muito sucesso, em nível global, do Rap e do Reggae. Bandas como Red Hot Chili Peppers e Faith No More fundem o Heavy Metal e o Funk, conquistando roqueiros.

O Movimento Grunge em Seattle na Califórnia o grupo Nirvana é o maior representante deste novo estilo. R.E.M., Soundgarden, Pearl Jam, Alice In Chains e outros também fazem sucesso deste período no cenário grunge. o Rock Britânico ganha novas bandas nos anos 90 como Oasis, Green Day e Supergrass.

O Rock no Brasil

O Rock no Brasil começou a se destacar nos anos 60, apareceu pela primeira vez na voz de uma cantora, Celly Campello com as músicas Banho de Lua e Estúpido Cupido, estourando nas rádios brasileiras. Nesta década surge a Jovem Guarda com os cantores Roberto Carlos, Erasmo Carlos e Wanderléia lançando músicas românticas e ritmos acelerados.

O Rock brasileiro ganhou destaque com o aparecimento de grandes nomes como Raul Seixas os Mutantes e o grupo Secos e Molhados nos anos 70.

Os anos 80 foi a febre do Rock Nacional com bandas que fizeram sucesso, como Ultraje a Rigor, Legião Urbana, Titãs, Barão Vermelho, Kid Abelha, Engenheiro do Hawai, Blitz, Paralamas do Sucesso e muitas outras.

Na década de 1990 fazem sucesso no cenário do Rock Nacional, Raimundos, Charlie Brown Jr, Jota Quest, Pato Fu, Skank entre outros.

Deixe uma resposta

Optimization WordPress Plugins & Solutions by W3 EDGE