O Tênis Ideal Para a Sua Atividade Física

Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on Twitter

O Tênis Ideal Para a Sua Atividade Física

Para evitar problemas e e ajudar na escolha do tênis certo, preparamos algumas dicas de diferentes esportes!

CORRIDA: Conhecer o seu tipo de pisada é o primeiro passo para acertar no modelo de tênis a escolher. Pronada, quando se força o pé para dentro; Supinada, com o pé tendendo para fora; ou neutra. Sem o modelo certo o corpo acaba forçando os músculos e a coluna em busca de equilíbrio.
A corrida exige também amortecimento reforçado. O solado não deve ser alto demais para não desestabilizar o corpo, nem ter molas muito largas e separadas que deixam os pés instáveis, podendo gerar lesões nos pés, joelhos e tendões.

FUTEBOL: As travas são o principal diferencial das chuteiras para futebol de campo. Sem elas o pé afunda na grama e o jogador não atinge a velocidade que o esporte requer, podendo ainda se machucar. As travas asseguram que o jogador mantenham os pés firmes durante os arranques ou mudança de direção, o que protege os joelhos contra lesões. A sua altura varia de acordo com a altura grama. Quanto maior a profundidade da grama maior o seu comprimento.

ACADEMIA: Os tênis para academia foram desenvolvidos pensando no conforto. Deixe para provar o modelo a ser comprado apenas no fim do dia, quando os pés estão mais inchados, o que também acontece durante a atividade física.
Modelos que combinam couro e nylon são os ideais, enquanto o couro da sustentação ao pé o nylon permite uma melhor ventilação e por consequência controle da umidade

VÔLEI: Os tênis para a pratica de vôlei são mais simples, ainda que combinem boa ventilação e sola de borracha com ranhuras para melhorar a aderência. O amortecimento é mais reforçado na frente, uma vez que depois de saltar os atletas tocam o solo primeiro com a ponta dos pés.

CROSSFIT: Como é uma modalidade que tem como suas principais características a mistura de diversos exercícios e a execução deles em circuito, envolvendo técnicas variadas, o crossfit exige um tênis que dê firmeza e ao mesmo tempo garanta mobilidade do calcanhar e a flexibilidade dos pés. Os mais adequados são aqueles que deixam o pé protegidos sem limitá-los.

BASQUETE: O tênis ideal para a pratica do basquete são os de cano longo e solado com marcas para otimizar o desempenho da quadra.
O cano longo serve para manter o tornozelo estável durante os saltos, o que diminui os riscos de torções. Já o solado tem espirais que formam um grande círculo na parte dianteira do tênis. Esse design melhora a execução do pivô que faz movimento de rotação que quando mal executados podem chegar a romper os ligamentos do joelho.

TREKKING: O tênis ideal para caminhadas na natureza deve ser leve, respirável e impermeável, o solado é mais grosso e deve garantir aderência necessária para os diversos tipos de solo: pedra, lama , cascalho, areia, entre outros. Alguns modelos possui ainda proteções para os dedos que evitam danos causados por possíveis tropeços.

SKATE: o tênis para a pratica de skate precisam ter solado forte e largo, para ter mais aderência à prancha. Além disso o material precisa ser reforçado já que entra em contato constante com a lixa do skate durante as manobras. Para manobras mais radicais, como aéreas e descidas bruscas opte por modelos de cano alto, que dão mais firmeza aos tornozelos e evitam lesões.

Deixe uma resposta

Optimization WordPress Plugins & Solutions by W3 EDGE