Natação o Esporte Completo

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Saiba Mais Sobre a Natação Um Esporte Completo

Natação o Esporte Completo

A natação não é apenas um esporte, também está relacionada ao bem estar e a saúde de quem pratica, pois trabalha todos os grupamentos musculares. O esporte também ajuda a reduzir a gordura corporal.

Outro beneficio da natação é que o risco de lesões em quem pratica é mínimo, pois a água minimiza os impactos. Muitos esportistas aproveitam a natação para recuperação de lesões.

A natação também auxilia na melhora da qualidade do sono, diminuindo a ansiedade e o estresse. Também é muito utilizado para emagrecer, pois aumenta o gasto calórico. Para se ter ideia em uma aula de natação se gasta de 560 a 770 kcal/h. Esses valores depende do sexo, idade e condicionamento físico do praticante.

Muitos utilizam a natação para ganhar condicionamento físico. Seu fôlego aumenta consideravelmente se for praticado com certa frequência.

A natação é junto com corrida e alguns outros esportes, considerados como “esporte de reflexão”. Pode parecer bobagem, mas são aqueles esportes em que você enquanto pratica, pensa na vida.

A natação pode ser praticado por idosos e até por crianças a partir dos 6 meses de idade, já que é muito eficiente para o desenvolvimento neuromotor dos bebês, gerando crianças mais independentes e confiantes.

A natação contribuindo para aliviar os sintomas dos problemas respiratórios: Alguns especialistas aprovam e até recomendam aos seus pacientes a prática da natação, que por melhorar a capacidade respiratória, tem como consequência contribuir para o alivio dos sintomas de algumas doenças respiratórias como a bronquite, a renite alérgica ou a asma, por exemplo, lembrando, que a asma ainda não tem cura, somente tratamento, e nesse aspecto a natação pode contribuir para diminuir a intensidade das crises e proporcionar o aumento da qualidade de vida do paciente. O mesmo ocorre com a bronquite e a renite alérgica, sendo que para pessoas alérgicas ao cloro, que é muito utilizado na maioria das piscinas, deverá consultar ao médico para evitar que problemas mais graves possam ocorrer. A natação é uma boa aliada também contra os mucos, já que facilita a expectoração não só por causa do ambiente úmido, mas também por causa do fortalecimento dos alvéolos pulmonares devido ao esforço respiratório produzido durante a atividade.

A natação e o emagrecimento: Algumas pessoas sentem muita dificuldade na hora de iniciar uma atividade física e sair do sedentarismo por causa de lesões articulares ou por estarem muito acima do peso, com a natação, iniciar uma atividade física se torna bem mais fácil e prazerosa, pois é um esporte considerado seguro que pode ser praticado durante o ano todo, graças às piscinas aquecidas oferecidas por alguns clubes ou academias. O gasto calórico, que proporciona a perda de peso, vai depender da intensidade do exercício e do estilo de natação escolhido. O estilo Crawl é considerado o mais veloz da modalidade, trabalha os glúteos, deixa as pernas mais torneadas e tem um gasto calórico aproximado de 560 calorias em uma hora, já o estilo Borboleta, exige mais condicionamento físico, força e flexibilidade, define o abdômen, também fortalece o peitoral e as costas, por isso é considerado o mais completo de todos os estilos, o seu gasto calórico aproximado é de 770 calorias em uma hora. Com o estilo Peito o gasto calórico em uma hora do exercício pode chegar a 700 calorias, também trabalha a parte interna das coxas, o peitoral e as costas. No estilo Costas é possível gastar em torno de 490 calorias em uma hora e trabalha a parte anterior da coxa, costas e os braços.

A natação como condicionamento físico: Para aqueles que buscam um exercício apenas para o condicionamento físico, a natação e altamente recomendada, já que trabalha todos os músculos do corpo e ainda desenvolve o sistema cardiovascular, aumentando consideravelmente a resistência física. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), o sedentarismo foi identificado como o quarto fator de risco para a mortalidade global, e por esse motivo, a atividade física é tão importante . Além de todo o trabalho corporal, algumas pessoas declaram que a natação não somente melhora o físico, mas também a mente de quem pratica a atividade, principalmente para as pessoas que sofrem com doenças psicossomáticas. Mas é importante salientar que toda a prática de exercícios físicos deve ser monitorada por profissionais habilitados, respeitando os limites de cada indivíduo. A frequência indicada para iniciar a natação pode ser de duas a três vezes por semana com o aumento gradativo na distância percorrida ou adaptada de acordo com a capacidade física e o grau de sedentarismo. Lembrando, que é importante consultar um médico antes de iniciar qualquer atividade física para descartar a possibilidade de uma doença cardíaca preexistente ou outras, que possam ser agravadas.

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