Conhecendo Um Pouco Sobre a Cerveja Artesanal

Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on Twitter

Conhecendo Um Pouco Sobre a Cerveja Artesanal

Quer saber mais sobre Cerveja Artesanal?

Vamos ficar conhecendo um sobre a cerveja artesanal? Cerveja é a bebida que o brasileiro mais gosta, somos o terceiro maior produtor no mundo e está presente nos mais diversos momentos,das tardes de sábados até nas melhores festas.

Os apreciadores já devem ter notado que os botecos e empórios estão dividindo espaço e já tem uma grande variedade de cervejas artesanais nas suas prateleiras.

Mas o que é a cerveja artesanal? Vamos ficar conhecendo um pouco sobre a cerveja artesanal: primeiro vale explicar o que é cerveja, resumindo a cerveja é uma bebida fermentada na qual o álcool é obtido pela fermentação de amido sacarificado, normalmente advindo do malte de grãos como cevada, trigo e centeio.

A cerveja é uma bebida muito antiga e que acompanha a humanidade desde as primeiras civilizações. Desde o seu surgimento na Suméria há mais de 8.000 anos atrás, vários povos continuaram produzindo a cerveja, cada um do seu jeito, conforme os ingredientes e a tecnologia da época permitiam. Com o passar dos anos, isso foi dando origem a diversos tipos, denominados tecnicamente de estilos, diferentes de cerveja, que nos acompanham até hoje. Só que um desdes estilos de cerveja, criado na República Tcheca, caiu no gosto do povo e suas variações vieram a dominar o mundo. Em 1842, na cidade de Plzeñ, surgia a famosa Cerveja Pilsner. E uma das adaptações desde estilo desenvolvida no pós-guerra, a American Lager, veio a representar mais de 90% do consumo mundial da cerveja.

 

Curso Cervejeiro Artesanal – Aprenda Fazer Cerveja Artesanal em Casa 

Quer aprender a fazer sua própria cerveja? Com Marcos Storel, cervejeiro caseiro desde 2012, aprenda de forma prática e objetiva como produzir cerveja artesanal em um brewstand – uma estrutura de três panelas. São vídeos divididos em etapas, para facilitar a compreensão do processo. São eles: Introdução, Equipamento, Moagem do Malte, Mosturação, Resfriamento, Maturação, Envase, Água e Suporte. Marcos vai direto ao ponto, sem enrolação. Neste curso, o cervejeiro produz uma cerveja de trigo, conhecida como Weissbier no Guia de Estilo. Esse curso é voltado para iniciantes e apaixonados por cerveja.
Clique na Imagem Abaixo e Saiba Mais

 

Cerveja Artesanal, Especial, Premium ou Gourmet

American Lager é o nome técnico daquelas cervejas de sabor massificado que no Brasil se chama de “tipo pilsen”. Elas tem cor amarelo-palha, com aromas tímidos de malte e quase nada de aroma e amargor dos lúpulos. São cervejas muito fáceis de beber e baratas de se produzir, dois fatores fundamentais para a sua popularização e eventual domínio do mercado cervejeiro mundial, reduzindo as cervejas tradicionais – produtos carregados de história e de enorme variedade sensorial – em uma bebida meio sem graça, para se beber em quantidade e sem muita atenção.

Mas as dezenas de outros estilos de cerveja continuaram vivos e, especialmente a partir dos anos 1970 nos Estados Unidos e mais recente aqui no Brasil, estão voltando aos copos e taças dos consumidores.

São essas cervejas que se convencionou chamar de “Cervejas Artesanais”, também chamadas de especiais, premium ou gourmet. São cervejas produzidas com foco na variedade de cores, aromas e gostos, utilizando técnicas e receitas tradicionais. São produtos gastronômicos, que harmonizam com os mais diversos pratos, assim como o vinho e outras bebidas. Quase sempre são produzidas em pequenas quantidades, por empresas familiares, que atendem principalmente a região onde estão inseridas.

Alguns podem pensar que pelo fato de muitas das cervejas artesanais terem teor alcoólico mais elevado que as cervejas massificadas ( mas isso não é uma regra!), o abuso de álcool seja ainda maior. Mas o contrário acontece. Como estamos falando de um produto gastronômico, com intensidade e complexidade sensorial, bebe-se com mais atenção e em menor quantidade. As próprias cervejarias , bares e lojas especializadas promovem o lema “beba menos, beba melhor”. E ainda existem diversas cervejas artesanais com baixo teor alcoólico.

O termo “Cerveja Artesanal” surgiu apenas para diferenciá-las dos tipo Pilsen massificadas, que aqui chamamos pelo nome técnico de American Lager, mas na prática é tudo cerveja.

A única regra para você apreciar as cervejas artesanais é: beba a que você gosta e que estiver com vontade de beber.

Optimization WordPress Plugins & Solutions by W3 EDGE