Autorama Também Conhecido Como Slot Car

Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on Twitter

Autorama Também Conhecido Como Slot Car

Bem antes dos videogames e simuladores existirem, fãs de automobilismo já se divertiam com uma modalidade que mistura pilotagem, mecânica e coleção de carros: o Autorama também conhecido como Slot Car, por causa do trilho vazado “com um vão, ou slot em inglẽs” que existe em cada pista, onde se encaixa a guia que mantém o carrinho na direção certa.

O autorama surgiu nos Estados Unidos em 1912, mas se tornos extremamente popular na década de 1960. os carros com motores elétricos, são controlados por acelerador que permite ao piloto aumentar ou diminuir a corrente elétrica, transmitida por dois trilhos metálicos ladeando o vão central ao longo da pista. Em 1964 o Autorama chega ao Brasil pela Manufatura de Brinquedos Estrela. As pistas caseiras, para carros na escala HO (de 1/87, ou seja, numa escala linear em que um centímetro na miniatura corresponde a 87 centímetros no tamanho natural o carro), logo foram sucedidas pelas pistas e carros em escala 1/32, muito populares na década de 1970.

Além disso na década de 1970 começaram a surgir lojas com pista de competição para carros na escala 1/24. em que os praticantes pagavam para treinar. Esses carros de competição eram maiores e mais potentes com peças mais sofisticadas, eram bem mais caros do que os modelos 1.32. não podiam ser usados nas pistas caseiras. As competições são até hoje organizadas nas diversas pistas para os praticantes, que se dividem em categorias conforme o equipamento utilizado e a experiência do piloto.

Competindo em pistas profissionais os simplesmente brincando em casa o Autorama permite viver todo o processo de uma corrida de carros em escala reduzida, desde a montagem da pista até a preparação e manutenção dos carros.

Quem não se lembra dos Formula 1 da Estrela, que reproduziram em escala1/32. Os carros de corrida desde a época de Emerson Fittipaldi até Ayrton Senna. Hoje existem modelos de altíssima tecnologia que chegam a passar dos 120 km/h de velocidade final. O autorama é um hobby que se tornou popular no mundo inteiro e ainda conta com grande número de praticantes.

Deixe uma resposta

Optimization WordPress Plugins & Solutions by W3 EDGE