A Origem Da Pizza

Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on Twitter

A Pizza teve a sua origem pelos egípcios há seis mil anos atrás
Antigamente as massas de pizzas não passavam de uma mistura de grãos de cereais amassados, que só depois de anos seria assada. O grande passo para o desenvolvimento da Pizza foi quando os Egípcios descobriram o processo de fermentação e inventaram o primeiro forno. Aquela mistura de cereais que compunham a massa de pizza começava a mudar e se tornar mais macias, leves, gostosas e digeríveis. Consta ainda em registros históricos, que os egípcios comemoravam o aniversário do Faraó com farta distribuição de pães achatados cobertos com ervas que seriam nossas pizzas ancestrais.


A pizza redonda que hoje é um alimento universal desenvolveu-se na cidade de Nápoles no sul da Itália. A partir de 1700 ela começa a ter forma redonda e deixa de ser uma pizza branca, pois até então não tinha tomate. Alguns historiadores contam que camponeses pobres e jovens usavam seus limitados ingredientes (farinha de trigo, óleo, gordura e ervas), para fazer um pão achatado com queijo. Ao fazer essa pizza essas pessoas vendiam pela cidade e aos poucos o alimento foi se popularizando.
A pizza ainda não atendia os nobres burgueses e se limitava nas camadas mais pobres do sociedade. O rumo da pizza mudou completamente quando o Rei Humberto e a Rainha Marguerita visitaram a cidade de Nápoles em 1889. A rainha chamou o pizzaiolo famoso do reino Raffaele Esposito serviu para família real duas pizzas diferentes. Uma com gordura, queijo e basílico e a outra com queijo mozarela, tomate e basílico, a ultima com as cores da bandeira italiana.
Um dos motivos pelo qual a pizza é conhecida mundialmente foi o fato da rainha ter adorado a pizza criada pelo pizzaiolo que batizou de Margherita e consequentemente foi transformada num dos pratos mais conhecidos e populares da culinária italiana. Outro importante fator que fez a pizza ter tanta aceitação no mundo foi a combinação da massa fermentada com dois ingredientes: tomate e queijo mozarela de búfala.
Foi graças a imigração italiana em todo o mundo que a pizza chegou aos dias de hoje como um alimento tão consumido. A pizza chegou no Brasil no século 19 no litoral de São Paulo onde desembarcavam a maior parte dos imigrantes vindos ao Brasil.
Port’Alba foi a primeira pizzaria do mundo inaugurada em 1830 em Nápoles no sul da Itália.
Dia 10 de julho é comemorado o dia mundial da PIZZA.

Deixe uma resposta

Optimization WordPress Plugins & Solutions by W3 EDGE