Aprenda Sobre a Arte do Kung Fu

Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on Twitter

Aprenda Sobre a Arte do Kung Fu

A Arte do Kung Fu

O Wushu ou Kung Fu, como se diz no Ocidente, é uma arte marcial milenar que existe há séculos na República da China e nas comunidades chinesas espalhadas por todo o mundo, e a sua história está ligada diretamente à história do país.

Ninguém sabe ao certo quando surgiu o Kung Fu, pois existem poucas histórias falando sobre a sua origem. No entanto, surgem relatos que esta arte marcial surgiu há mais de 4.000 anos e tinha como objetivo principal a luta pela sobrevivência.

Com o passar dos tempos, o Kung Fu ficou conhecido como Ch’uan fa, ou estilo de punho e tornou-se muito popular quando os guerreiros da dinastia Chou da China Ocidental derrotaram o monarca da dinastia Shang em 1122 A.C.

Desde então que esta arte marcial nunca mais parou de crescer e acompanhou o período dos Estados Guerreiros (480-221 A.C.), as dinastias Ch’in (221-206 A.C.), Rã (206 A.C. – 220 D.C.), Jin (265-439 D.C.) e as dinastias do Norte e do Sul (420-581 D.C.). durante este período, a arte do Kung Fu foi-se aperfeiçoando e melhorando através da observância dos comportamentos e movimentos dos animais, nomeadamente a forma como atacavam e como se defendiam. Esses movimentos dos animais foram adaptados ao homem e ao seu estilo de lutar, daí o motivo de existirem vários estilos de Kung Fu com nome de animais como: Macaco, Garça, Louva-a-Deus, Tigre, Leopardo, entre outros. Por outro lado, o controle das técnicas de respiração foi fundamental para fazer de um praticante de Kung Fu um guerreiro imbatível.

Este foi um crescimento lento e pregressivo que fez com que o Kung Fu ou Wushu se tornasse a arte marcial de excelência que é considerada nos dias de hoje.

 

Saiba Sobre a Chegada do Kung Fu no Brasil

A chegada do Kung Fu no Brasil: Ao que consta um imigrante Chinês chamado Peng, teria ensinado, pela primeira vez, o Kung Fu no Brasil, na cidade de Cajuru, na região de Ribeirão Preto SP.

Peng chegou ao Brasil em 1966 e aqui trabalhava atuando na carga e descarga de sacos com mercadorias, trazidas por caminhões de transporte. O estilo que Peng ensinou foi o Mao Quan (Punho de Gato), mas, além deste, avia movimento de outros animais, como o Caranguejo e o Pato. O estilo do Pato, só para citar um exemplo, é considerado o mais mortal do antigo Muay Thai, que sofreu muito influência do Kung Fu.

Também tem outra versão que afirma, no entanto, que o Kung Fu teria chegado ao Brasil nos anos de 1950, através do mestre Wong Sun Keung, afirmando que o Kung Fu chegou ao nosso país através da imigração de chineses, vindos da China e Taiwan.

Porém o mesmo artigo afirma que os primeiros imigrantes vindos da China chegaram ao Rio de Janeiro em 1812, para plantarem chá.

Será que nenhum deles ensinou Kung Fu, ainda que não oficialmente e de maneira informal, seja aos seus compatriotas ou mesmo a alguns brasileiros?

Assim é bem provável que já houvesse algum imigrante chinês ensinando o Kung Fu, no Brasil em pleno século XIX, ainda durante o período da Colonização Portuguesa, em nosso entendimento.

A saudação do Kung Fu: É chamada de Kin Lai e deve ser efetuada com as duas mãos. A mão direita deve ficar com o punho fechado e representa o sol e a força, ao passo que a mão esquerda fica com a palma da mão aberta e representa a lua e inteligência. Na saudação, a mão esquerda deve pressionar sempre a mão direita para que a junção do “sol” com “lua” (mão esquerda e direita) formem o Ming, que é uma das características mais importantes na prática do Kung Fu: a clareza de espírito. Confira Equipamentos Para Kung Fu Aqui.

Optimization WordPress Plugins & Solutions by W3 EDGE